segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Lyoto Machida vs. Jon Jones


O Karatê, antes de Lyoto Machida, era uma incógnita no meio das artes marciais mistas ou MMA (sigla no inglês). Lyoto surpreendeu por priorizar em sua estratégia características como agilidade, técnica e precisão em detrimento da força e explosão, características comuns em "strykers" no MMA.
Até Maurício Ruas o atingir, Lyoto era considerado quase como inatingível, sendo caracterizado por sair das lutas quase intacto. Em sua penúltima luta contra Jon Jones, foi finalizado com uma guilhotina após ter aberto um corte profundo na testa devido a uma cotovelada de Jones que o atrapalhou na luta. Entretanto, até a luta ir para o chão, Lyoto tinha claramente a vantagem, tendo inclusive ganhado o 1º round. Na última luta, contra Ryan Bader, que vinha de uma situação parecida à de Lyoto (3 derrotas nas últimas 5 lutas), mostrou porque merece estar entre os melhores. Bader não teve chance de impor sua estratégia em nenhum momento até o nocaute no 2º round. Entratanto, ambos, Bader e Machida, não passaram do 2º round contra Jon Jones.
Apesar dos resultados, Lyoto Machida foi talvez o único que conseguiu superar Jon Jones em algum aspecto, sendo superior na luta em pé. Desde a luta entre Jones e Machida, um possível novo confronto entre os dois vem sendo especulado. Sobre isso ambos são cautelosos. Machida recusou agendar um confronto de última hora. Por outro lado, Jones falou publicamente que não quer uma nova luta contra Lyoto Machida (veja matéria sobre o assunto), alegando que não seria uma luta lucrativa... Essa foi a primeira vez que um atleta evita uma luta alegando motivos financeiros. Curiosamente, Jones comentou na mesma matéria que Lyoto é um “lutador complicado”. Logo, existem outras razões para Jones não querer enfrentar o brasieliro. De qualquer forma, caso Jon Jones se mantenha como campeão, a luta contra Lyoto Machida num dos próximos eventos será inevitável.
Leon Maximiliano Rodrigues